segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Cliente tem sempre razão... será ???

Eu estava aqui analisando. Aqui no Brasil, temos costume de falar que cliente tem sempre razão.
Se você for ver, o motivo pelo qual se diz isso, é TO PAGANDO, e tenho direito...
tem direito sim, a questionar  a qualidade do produto, a efetuar troca, se for um serviço contratado, tem dever de ler o contrato, e direito de reclamar, caso alguma coisa, deixe de ser cumprida.
Mas, isso não dá o direito, ao cliente de agredir um funcionário, de ofender pessoalmente, um outro cidadão, que como ele, também é cliente em outros lugares.  Não dá o direito, de faltar com respeito, até porque, acho que se perde um pouco da razão, quando se é agressivo, ou mal educado.
São elaboradas várias leis que defendem o consumidor, direito do consumidor, clientes abrem processos, contra empresas... e quem defende o funcionário que foi agredido?
Claro, temos realmente direito de questionar os serviços... mas, agressão?  não se paga por isso, quando compramos um produto ou serviço.
Falta de bom senso? de educação? ignorância?

5 comentários:

  1. Tb concordo que o cliente tem o direito de questionar sim, mas não de agredir um funcionário, seja verbal ou fisicamente. O que muitos consumidores esquecem eh q os funcionários de uma empresa também são consumidores de alguma outra, certo? Como todos, somos seres humanos normais que buscam direitos e tem deveres a cumprir.
    Os colaboradores de uma empresa vestem a camisa e fazem o possível e o impossível para satisfazer ambos os lados (clientes e empresa), mas nem por isso devem ser considerados "sacos de pancada" em quem se possa descontar toda a raiva que sobe o sangue! Somos seres humanos racionais e a perda de controle emocional que gera qq tipo de agressão é algo totalmente inaceitável, que nos equipara a animais irracionais!
    O que precisamos fazer eh sempre nos colocarmos do outro lado...funcionários pensando no lado do consumidor...clientes pensando no lado dos colaboradores...empresa pensando no ciclo como um todo...qd nos colocamos no lugar do próximo, td fica mais fácil de compreender, pois pensamos 2 vezes antes de tomar qq atitude...e isso deveria ser um ato corriqueiro e normal para todos nós...pensarmos no outro antes de julgar, criticar, penalizar...
    Trabalhando em aeroporto a gente vê o qt o temperamento das pessoas se altera com facilidade...soh gostaria de deixar um recado pra todos q voam, voaram ou ainda voarão: nós, colaboradores das cias aéreas, não queremos o mal de ninguém! Não eh nossa culpa se o aeroporto fecha por questões meteorológicas, não fazemos de propósito, eh algo q vai além da capacidade humana! Não eh nossa intenção prejudicar ninguém, muito menos nossos consumidores!
    Por isso, peço para que lembrem disso antes de maltratar um funcionário, seja qual for o setor ou a empresa em q trabalhe! Estamos prontos para servir e não para levar desaforo. Sei q na hora eh normal se alterar, ficar nervoso e querer descontar no 1º q aparece na frente, mas basta vc se colocar no lugar da pessoa e pensar em descontar a raiva em vc mesmo...garanto q não fará nd, certo?
    Tenhamos todos bom senso para tudo...

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo plenamente com vocês...
    E acho que quem trabalha com o publico, infelizmente, tem que tomar cuidado, pois tem muitas pessoas desequilibradas...

    ResponderExcluir
  3. Acho que isso é uma questão de educação e respeito mutuo.Pois mesmo que esteja com a razão,a pessoa não deve agredir de nenhuma forma a outra,apenas deve exigir o seu direito de uma forma equilibrada,dialogando e expondo o seu ponto de vista,até que as duas partes possam chegar a um acordo sem maiores atritos e de uma maneira civilizada.
    ;D

    ResponderExcluir
  4. Na verdade aqui no Brasil a questão, é, além de tudo cultural. Temos na nossa cultura, como a Fran falou anteriormente, na abertura desse tema no blog, a questão do To Pagando... e infelizmente, é a base do nosso argumento.
    Claro, que precisa haver uma reeducação, e de qualquer maneira, nada justifica, o desrespeito.
    Espero que o sistema mude...mas, enquanto isso temos que aprender a sobreviver a esses ataques.

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com todas as informações que foram postadas anteriormente, e não me conformo com clientes malucos que saem de casa com seus problemas pessoais e tentam descontar nos outros,principalmente em cidadãos de bem que estão em seu local de trabalho dando o seu melhor para servir bem o cliente e de repente são surpreendidos por agreções verbais ou até mesmo física.São muitos os clientes que humilham e provocam os funcionários e ainda se sentem no direito de entrar no SAC para prejudicar pessoas que eles nem conhecem.Isso é um absurdo,o funcionário nunca tem razão e ninguém nunca fica do seu lado ainda que o mesmo tenha razão.É por isso que esse país nunca vai pra frente,ainda existe muita gente mal educada e acha que só por que tem dinheiro ou está comprando tem o direito de fazer esse tipo de coisa.

    ResponderExcluir